São Francisco das Chagas

São Francisco das Chagas - Catedral Taubaté

Para conhecer:

Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis nasceu em 5 de julho de 1182 faleceu em 3 de outubro de 1226.

Filho de um comerciante italiano prospero e rico, teve uma juventude irrequieta e mundana. Num determinado tempo voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, marcando com muita intensidade o Catolicismo de seu tempo.

A vida de francisco e seus feitos estão envolvidos em grande folclore e  seu apreço à natureza é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente.

Um certo dia quando São Francisco passeava pelos campos ouviu a voz de Cristo em seu interior e neste mesmo interim um leproso vinha ao seu encontro, ao deparar-se com aquele ser orripilante, sente uma brandura em seu coração, uma manifestação da  misericordia divina, num impeto de piedade beija as feridas deste homem, fato este que espantou o proprio santo, pois esta atitude representara mais do que um simples ato de piedade, mas uma resposta ao amor divino.

São Franscisco sempre visitava uma capelinha proxima a cidade, e  diante do curcifixo de São Damião se punha a rezar, num certo dia ele ouve a voz de cristo o qual lhe pede para reconstruir sua igreja.

Francisco interpreta ao pé da letra e vai trabalhar de pedreiro para executar a ordem do senhor, iniciando assim uma nova vida. Francisco em pouco tempo tem seguidores e funda a ordem dos frades menores.

Em 1212 a Ordem foi enriquecida com a primeira mulher, Clara d'Offreducci, a futura Santa Clara, fundadora do ramo feminino dos Frades Menores, as Clarissas, que logo trouxe suas irmãs, a quem foi dado o uso da capela de São Damião.

São francisco segunda a tradição realizava milagres em vida, assim que faleceu foi canobizado, declarado santo da igreja catolica.