Restauro


O Trabalho de restauro


O restauro tem como objetivo conservar uma determinada obra, porém o acontece de modo geral, é que quando uma pessoa leva uma imagem para restaurar, ela logo pensa em repintura, em recolocar as peças que faltam à imagem, ou seja, pensam numa imagem novinha.


Bem! para desmistificar essa questão, começaremos dizendo que restaurar significa proteger a imagem e sua história, é preciso ter critérios muito rigorosos para um restauro.


O restauro deve antes de uma intervenção priorizar a conservação.


Toda e qualquer  intervenção retira da imagem ( da obra)  sua originalidade, portanto a obra perde.  Esteticamente fica bom, porém deixa de ser original.


O restaurador em suma não pode em hipótese alguma imprimir ou deixar traços de seu trabalho numa obra restaurada, o profissional deve esmerar-se para manter a integridade da obra, por essa razão deve este inferir o mínimo possível.


O material a ser utilizado dependera do trabalho a ser executado numa peça, no entanto é necessário antes de qualquer coisa elaborar um projeto de restauro para determinada peça. Pois, não é possível restaurar sem conhecer a obra e toda a sua história.


Podemos utilizar, resinas sintéticas, naturais, gesso, colas sintéticas ou de origem animal (embora para este tipo de cola  deve-se algumas restrições)tinta de origem vegetal, sintética, e mineral.


Como podemos ver  é um trabalho de minuciosa investigação e de descobertas, antes, durante e pós  restauro.


O restauro fala nas entrelinhas, as informações estão na própria obra, restaurar uma obra é redescobrir a história.