Oratórios & Cia.

ORATORIOS



Os oratórios são pequenas  capelas de uso particular, onde se coloca o(s) santo(s) de devoção. Tem sua origem na idade média e ganha popularidade na Europa chegando ao Brasil ainda na era colonial, para atender as diversas necessidades dos fieis, os oratórios se fazem em vários tamanhos e formatos, dentre eles podemos citar:

Os oratórios de alcova, bala, de salão, de ermidas, os afro-brasileiros, os de lapinha, dentre outros. Alguns se apresentam na forma simples, outros decorados com entalhes, cortinas, rendilhados e policromados de influência barroca e também no estilo moderno e mais despojado.
Um mesmo oratório pode abrigar mais de um santo de devoção, existem também os de peregrinação destinados às novenas e trezenas, principalmente nas áreas em que mantém o costume devocional das orações comunitárias fora das capelas oficiais, ou seja, nas residências dos fieis devotos.
Os oratórios que fazemos juntamente com as imagens dos santos (em argila) é um projeto de resgate da cultura religiosa no vale do Paraíba, a qual tem a intenção de resgatar a fé popular, a religiosidade ingênua, a qual se perdeu ao longo dos anos.
É um projeto nostálgico de fazer permanecer o passado, de lembrar uma fé simplória.
Os oratórios, além de promover e incentivar a fé tem também seu valor decorativo, o qual propõe para quem observa uma estética agradável, seja este devoto ou apenas observador. Fato este, é que esta estética propõe uma reflexão à piedade.



Clique no link para conhecer mais trabalhos. Você pode adquirir as peças disponíveis ou fazer encomendas. Confira.